Notícias

6 de fevereiro de 2024

Vila das Artes 2024

PORTO FELIZ SEDIARÁ FESTIVAL NACIONAL DE LITERATURA

Será a 2ª edição do “Vila das Artes”, promovido pelo Projeto Culturando

 

A cidade de Porto Feliz, interior de São Paulo, sediará no mês de junho a 2ª edição do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes”. O festival, realizado pelo Projeto Culturando, visa estimular a criação literária no país através do Concurso Nacional de Poemas, além de uma série de atividades artísticas e culturais voltadas especialmente à Literatura no evento intitulado “Vila das Artes”.

A primeira edição do concurso, realizada em 2021 na cidade de Jumirim/SP, reuniu mais de 550 inscrições de todos os estados brasileiros e premiou autores de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A expectativa para 2024 é superar essa marca em ao menos 30%. Segundo Pablo Civitella, diretor executivo do Culturando, “o Festival Culturando de Literatura tem como missão descobrir, reconhecer e valorizar talentos da literatura espalhados por todas as partes do país e também servir de vitrine aos talentos locais, especialmente aos do eixo de atuação do Culturando”.

Após o período de inscrição e seleção, o Festival oferecerá hospedagem e alimentação aos escritores finalistas de qualquer local do país, além de um bônus financeiro para o custeio da viagem, de modo que possam estar presentes na cerimônia de premiação. Todas as categorias do concurso terão premiação em dinheiro, totalizando mais de 18 mil reais.

 

VILA DAS ARTES

O “Vila das Artes” é um evento presencial com uma vasta programação dedicada à Literatura, além de atrações que promovem o intercâmbio entre as mais variadas linguagens artísticas. A exemplo da primeira edição, o evento contará com feira do livro, oficinas literárias, palestras, mesas de discussão e exposições, além de vivências e atrações culturais de dança, música, artes visuais e circenses, que se espalham pelos mais variados espaços do ambiente compondo uma verdadeira Vila das Artes. Também haverá transmissão ao vivo de parte da programação e o “Literatura às 20h”, uma semana de lives diárias com conteúdo de interesse do mercado literário e editorial.

A cerimônia de premiação do Concurso Nacional de Poemas fará parte da programação do “Vila das Artes”, que ocorrerá no dia 29 de junho na cidade de Porto Feliz (SP).

 

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CONCURSO NACIONAL DE POEMAS

As inscrições para o Concurso Nacional de Poemas vão até o dia 31 de março e o regulamento está disponível no site do Projeto Culturando: www.projetoculturando.com.br. Podem participar autores de todo o Brasil maiores de 18 anos.

Além da categoria nacional, o Festival também premiará, através da Biblioteca Culturando, autores das cidades de atuação da instituição (Tietê, Cerquilho, Laranjal Paulista, Jumirim e Porto Feliz), a fim de incentivar e valorizar a produção literária local.

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

 

Regulamento 2024 – Concurso Nacional de Poemas

Formulário de inscrição – Concurso Nacional de Poemas

9 de outubro de 2023

Escritora Cristina Porto será homenageada

O mês das crianças chegou e, com ele, uma programação muito especial e divertida que a “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” preparou para os pequeninos, além de uma homenagem a uma das escritoras mais queridas pelos jovens (e nem tão jovens) leitores: Cristina Porto, a autora dos livros da Serafina.

Na manhã de 14/10 (sábado) a partir das 9h, todo o espaço da biblioteca estará estruturado para as crianças se divertirem enquanto exploram e desenvolvem habilidades ligadas às artes. Nas estações artísticas, elas vão literalmente colocar a mão na massa com atividades como pintura, massinha, slime, confecção de marionetes e outras vivências lúdicas e manuais coordenadas por monitores, que, além de acompanhar as atividades nas estações, irão aproveitar o espaço aberto para as brincadeiras que a criançada mais gosta. O evento também será abrilhantado com contação de histórias e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.

Além dessas atividades, o ponto alto da programação contará com uma participação muito especial: a escritora tieteense Cristina Porto. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, Cristina sempre esteve ligada às crianças desde o começo de sua carreira profissional, em 1971. Começou como professora de alfabetização em uma escola municipal da periferia de São Paulo, onde trabalhou por 7 anos. Em seguida, integrou o departamento de publicações infanto-juvenis da Editora Abril, como colaboradora e editora das revistas Recreio, Alegria e Corujoca. Até que, em 1980, estreou como escritora com o livro “Se, Será, Serafina?”, editado pela Ática, e desde então passou a dedicar-se exclusivamente à Literatura.

Em 2023, Cristina Porto completa 43 anos de carreira literária com mais de 50 livros publicados, incluindo os premiados “Serafina e a Criança que Trabalha” (Ed. Ática), que recebeu o prêmio de melhor livro infantil informativo conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1996), e “O Diário Escondido de Serafina” (Ed. Ática), premiado como melhor livro infantil pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1997. Mais recentemente, teve dois de seus livros escolhidos para fazerem parte do acervo da ONU: Caminhos do São Francisco (Ed. FTD) e Caderno alado (Edições Barbatana). O evento contará com uma merecida homenagem à escritora, que fará um bate-papo com os leitores e sorteará exemplares autografados dos livros da Serafina. O bate papo poderá ser acompanhado ao vivo também pelo canal do Projeto Culturando no Youtube.

Pais e mães, já anotem na agenda: tudo isso será dia 14/10/23 (sábado), das 9h às 13h, na Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes (Rua Célio Roberto Faulim, 852 – Bairro Água de Pedra – Jumirim / SP). A entrada é gratuita.

A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc Edital, SHoltz, Civitella Produções e Projeto Culturando.

13 de julho de 2023

Festival Culturando Rock Music agita Cerquilho

No último fim de semana (08 e 09 de julho), o Projeto Culturando marcou presença na cidade de Cerquilho comemorando em grande estilo o Dia Mundial do Rock, que é celebrado no dia 13 de julho. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Cerquilho e a Coordenadoria de Cultura, a cidade recebeu o Festival Culturando Rock Music, dois dias de muito rock and roll no palco externo do Teatro Municipal de Cerquilho.

Com mais de 17 horas de música, o Festival contou com bandas da cidade e da região, selecionadas através de um chamado do Culturando via internet, e também convidadas de grande expressividade na cena musical, como a lendária Viper, pioneira do heavy metal no Brasil, e Sete Cidades, cover do Legião Urbana com 18 anos de estrada. A seleção das bandas regionais contemplou os mais variados estilos do rock, alguns deles até então pouco conhecidos pelo público, como o Rockabilly e o Surf Rock Instrumental, fazendo do Festival uma verdadeira viagem por esse gênero icônico.

Quem não pôde estar presente conseguiu acompanhar ao vivo a maior parte do evento, transmitida ao vivo no canal do Projeto Culturando do YouTube. Ao longo da programação, o preparo e profissionalismo das bandas selecionadas chamou a atenção do público, com destaque para a Apostullus, muito elogiada no som e performance apresentados, e a Skullbilly de Cerquilho, que fez o público dançar com o rock retrô da La Bamba – Ritchie Valens,  Jailhouse Rock de Elvis Presley e Johnny B Goode de Chuck Berry -. Segundo Pablo Civitella, diretor executivo do Projeto Culturando, o Festival compôs “um recorte do cenário do rock em Cerquilho e região”, através do que se pôde observar nas 56 inscrições recebidas através do chamado. Ele ainda ressaltou, em sua fala durante o evento, a predominância de bandas autorais atuantes na região, tendo várias delas a oportunidade de se apresentar no Festival. Nas entrevistas concedidas pelos músicos entre as apresentações, eram frequentes as menções à organização do evento e à estrutura do Teatro Municipal, sendo algo inédito para muitas dessas bandas, com uma agenda normalmente direcionada a bares e apresentações de menor porte. Para o Culturando, essa é mais uma conquista alcançada. Nas palavras de Civitella: “É gratificante trazer mais um evento de alta qualidade ao público e, mais do que isso, proporcionar ao artista local a oportunidade de ter sua arte expressada e valorizada. Essa é a missão do Culturando”.

A instituição promete estar de volta a Cerquilho em breve com novos eventos, e convocou o público a apoiar suas atividades para que mais ações possam ser realizadas a fim de valorizar a arte e o artista locais. Interessados podem conhecer mais sobre a instituição através do site: www.projetoculturando.com.br.

O “Festival Culturando Rock Music” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS, Projeto Culturando, Prefeitura Municipal de Cerquilho, Coordenadoria de Cultura e Teatro Municipal de Cerquilho em parceria com S Holtz e Civitella Produções, e conta com o patrocínio das empresas Selene, Longa, Celsil Automotive e apoio cultural da Cevi – transporte por aplicativo, Fasternet, Adega Carioca, Restaurante Guarapó e Rádio Nova Regional.

27 de junho de 2023

Rock Music anuncia programação completa

FESTIVAL CULTURANDO ROCK MUSIC ANUNCIA PROGRAMAÇÃO

O Projeto Culturando e a Prefeitura Municipal de Cerquilho se uniram para a realização do Festival Culturando Rock Music, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de julho de 2023 no palco externo do Teatro Municipal de Cerquilho em comemoração ao Dia Mundial do Rock.

Estão previstas 17 atrações entre convidados de destaque e bandas selecionadas a partir de um chamamento aberto pelo Culturando às bandas da região, e a programação foi elaborada de modo a compor uma rica variedade de estilos. Do heavy metal ao grunge, do blues rock ao punk, do rockabilly ao surf rock instrumental, a ideia do Culturando Rock Music é proporcionar ao público uma verdadeira viagem pelas diferentes vertentes que esse incrível gênero musical oferece. Mais do que um evento musical, o Festival visa conectar os músicos à sua comunidade e desenvolver artistas emergentes, além de promover a cultura e o entretenimento através do rock de forma gratuita e acessível a toda a população.

No Sábado, dia 08, o destaque da programação ficará por conta da banda Viper, considerada uma das pioneiras do heavy metal no Brasil. Além de Felipe Machado e Pit Passarell, a banda foi formada pelo guitarrista Yves Passarell, atualmente no Capital Inicial, e o vocalista Andre Matos, que morreu em 8 de junho de 2019. Considerado um dos maiores ícones do heavy metal, Andre Matos também foi vocalista de bandas como Angra e Shaman. Outra atração de destaque para o primeiro dia do Festival é a AllenKey, banda paulistana detentora de uma sonoridade apoteótica e produções grandiosas, colocando-os na admirável posição de uma das bandas mais promissoras do cenário Hard ‘n Heavy da atualidade.

Já no domingo, dia 09, subirão ao palco as bandas Fever Aerosmith, reconhecida pelo próprio Steven Tyler (vocalista do Aerosmith original) como a principal banda Aerosmith Cover da América Latina, e a banda Sete Cidades – “Um Tributo a Legião Urbana”, que propõe o resgate de grandes sucessos de uma das bandas de maior importância no cenário do rock nacional. O domingo também contará com a banda Cherry Bomb, que vem se destacando no cenário regional.

O “Festival Culturando Rock Music” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS, Projeto Culturando, Prefeitura Municipal de Cerquilho, Coordenadoria de Cultura e Teatro Municipal de Cerquilho em parceria com S Holtz e Civitella Produções, e conta com o patrocínio das empresas Selene, Longa, Celsil Automotive e apoio cultural da Cevi – transporte por aplicativo.

A programação completa está disponível no site: www.projetoculturando.com.br

Serviço

Festival Culturando Rock Music

Dias 08 e 09 de julho de 2023

Horário: das 14h às 23h

Local: Palco externo do Teatro Municipal de Cerquilho

Gratuito

== PROGRAMAÇÃO ==

08/07 – Sábado

21h  –   Viper

20h   –  Allenkey

Apostullus (Classic Hard Rock)

Mortal Profecia (Heavy Metal)

Motivo Fútil (Rock nacional, Punk)

Chu & Johnson,s (Blues Rock)

2Brothers (Hard Rock, Grunge)

Coco Halley (Alternativo)

Jaguatirica Fever (Surf Rock Instrumental)

14h às 20h

================

09/07 – Domingo:

21h   –   Fever (Aerosmith Cover)

20h  –    Cherry Bomb

Skullbilly (Rockabilly)

18h  –    Sete Cidades (Tributo Legião Urbana)

Banda Zzpop (Rock nacional)

Banda Heartbrakers (Hard Rock, Heavy Metal)

The Benson’s Band (Punk Pop)

Banda Mumm-rá (Alternativo)

14h às 18h

 

15 de junho de 2023

Festival anuncia bandas selecionadas dia 18

DIVULGAÇÃO DAS BANDAS SELECIONADAS 🎸 Neste domingo, 18/06, às 18 horas, o Projeto Culturando estará ao vivo nas redes sociais para divulgar as bandas selecionadas para participarem do “Festival Culturando Rock Music” em Cerquilho, nos dias 08 e 09 de julho, ao lado de convidados de peso do rock, como Viper, Fever (Aerosmith cover) e Sete Cidades (Legião Urbana cover), atrações já anunciadas.

Foram 56 bandas inscritas, de 15 cidades diferentes na região, e escolher apenas 10 se tornou um grande desafio pela variedade e qualidade das bandas inscritas. 🎶 Não é à toa que o interior de São Paulo arrasa no cenário musical!

O anúncio das bandas selecionadas será acompanhado de um bate papo com os integrantes da banda Cherry Bomb, marcando o início do programa CULTURANDO.COM que entrevistará artistas de destaque no cenário cultural da região e do estado de São Paulo.

Mas e então, será que a sua banda foi escolhida? 🎤 Fique ligado em nossas redes sociais, que o resultado será anunciado ao vivo na live do próximo domingo pelo canal do Culturando no Youtube clique aqui.

– – – –

O “Festival Culturando Rock Music” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS, Projeto Culturando, Prefeitura Municipal de Cerquilho, Coordenadoria de Cultura e Teatro Municipal de Cerquilho em parceria com S Holtz e Civitella Produções, e conta com o patrocínio das empresas Selene, Longa e Celsil Automotive.

31 de maio de 2023

Festival Culturando Rock Music será em Cerquilho

FESTIVAL CULTURANDO ROCK MUSIC DIVULGA PROGRAMAÇÃO
27/06/2023
O Projeto Culturando e a Prefeitura Municipal de Cerquilho se uniram para a realização do Festival Culturando Rock Music, que ocorrerá nos dias 08 e 09 de julho de 2023 no palco externo do Teatro Municipal de Cerquilho em comemoração ao Dia Mundial do Rock.

Estão previstas 17 atrações entre convidados de destaque e bandas selecionadas a partir de um chamamento aberto pelo Culturando às bandas da região, e a programação foi elaborada de modo a compor uma rica variedade de estilos. Do heavy metal ao grunge, do blues rock ao punk, do rockabilly ao surf rock instrumental, a ideia do Culturando Rock Music é proporcionar ao público uma verdadeira viagem pelas diferentes vertentes que esse incrível gênero musical oferece. Mais do que um evento musical, o Festival visa conectar os músicos à sua comunidade e desenvolver artistas emergentes, além de promover a cultura e o entretenimento através do rock de forma gratuita e acessível a toda a população.

No Sábado, dia 08, o destaque da programação ficará por conta da banda Viper, considerada uma das pioneiras do heavy metal no Brasil. Além de Felipe Machado e Pit Passarell, a banda foi formada pelo guitarrista Yves Passarell, atualmente no Capital Inicial, e o vocalista Andre Matos, que morreu em 8 de junho de 2019. Considerado um dos maiores ícones do heavy metal, Andre Matos também foi vocalista de bandas como Angra e Shaman. Outra atração de destaque para o primeiro dia do Festival é a AllenKey, banda paulistana detentora de uma sonoridade apoteótica e produções grandiosas, colocando-os na admirável posição de uma das bandas mais promissoras do cenário Hard ‘n Heavy da atualidade.

Já no domingo, dia 09, subirão ao palco as bandas Fever Aerosmith, reconhecida pelo próprio Steven Tyler (vocalista do Aerosmith original) como a principal banda Aerosmith Cover da América Latina, e a banda Sete Cidades – “Um Tributo a Legião Urbana”, que propõe o resgate de grandes sucessos de uma das bandas de maior importância no cenário do rock nacional. O domingo também contará com a banda Cherry Bomb, que vem se destacando no cenário regional.

O “Festival Culturando Rock Music” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS, Projeto Culturando, Prefeitura Municipal de Cerquilho, Coordenadoria de Cultura e Teatro Municipal de Cerquilho em parceria com S Holtz e Civitella Produções, e conta com o patrocínio das empresas Selene, Longa, Celsil Automotive e apoio cultural da Cevi – transporte por aplicativo.

A programação completa está disponível no site: www.projetoculturando.com.br

Serviço

Festival Culturando Rock Music

Dias 08 e 09 de julho de 2023

Horário: das 14h às 23h

Local: Palco externo do Teatro Municipal de Cerquilho

Gratuito

== PROGRAMAÇÃO ==

08/07 – Sábado

21h  –   Viper

20h   –  Allenkey

Apostullus (Classic Hard Rock)

Mortal Profecia (Heavy Metal)

Motivo Fútil (Rock nacional, Punk)

Chu & Johnson,s (Blues Rock)

2Brothers (Hard Rock, Grunge)

Coco Halley (Alternativo)

Jaguatirica Fever (Surf Rock Instrumental)

14h às 20h

================

09/07 – Domingo:

21h   –   Fever (Aerosmith Cover)

20h  –    Cherry Bomb

Skullbilly (Rockabilly)

18h  –    Sete Cidades (Tributo Legião Urbana)

Banda Zzpop (Rock nacional)

Banda Heartbrakers (Hard Rock, Heavy Metal)

The Benson’s Band (Punk Pop)

Banda Mumm-rá (Alternativo)

14h às 18h

 

ROCK AND ROLL! 🎸🎶🤘
31/05/2023

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o Projeto Culturando e a Prefeitura Municipal de Cerquilho realizam, no mês de julho, o “Festival Culturando Rock Music”. 🎵 Serão 02 dias de evento no palco externo do Teatro Municipal com entrada gratuita e um total de 15 bandas, entre convidados e artistas da região.

📣 QUER TOCAR NO FESTIVAL? CADASTRE SUA BANDA!
Se você é de Cerquilho ou região, tem uma banda de rock e gostaria de se apresentar em nosso evento, esta é sua oportunidade! Estamos com um chamado aberto para a seleção das bandas regionais que se apresentarão no palco do Festival. Para participar, é só preencher o formulário até o dia 11/06/23 no link:

INSCREVA SUA BANDA PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO – CLIQUE AQUI

Em breve, a programação completa. Fique de olho em nossas redes sociais. Você não pode ficar de fora!

🗓 08 e 09 de julho
📍 Palco externo do Teatro Municipal de Cerquilho

– – – –

O “Festival Culturando Rock Music” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS, Projeto Culturando, Prefeitura Municipal de Cerquilho, Coordenadoria de Cultura e Teatro Municipal de Cerquilho em parceria com S Holtz e Civitella Produções, e conta com o patrocínio das empresas Selene, Longa e Celsil Automotive.

15 de maio de 2023

Walcyr Carrasco virá a Jumirim na Biblioteca Culturando

A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” traz uma programação especial para o no mês de maio com a ilustre presença do autor da nova novela das 21h na Globo, “Terra e Paixão”: Walcyr Carrasco.

Vencedor do Emmy internacional com a série “Verdades Secretas” da Globo (prêmio equivalente ao Oscar da TV mundial) e do Prêmio Jabuti pela tradução e adaptação de “Romeu e Julieta”, o renomado escritor participará de uma roda de conversa para discorrer sobre o universo da escrita para séries e telenovelas, trazendo uma perspectiva do que o futuro do streaming nos reserva. Com uma rica bagagem literária, entre livros, peças de teatro e a autoria de novelas consagradas como “O Cravo e a Rosa”, “Amor à Vida” e “Chocolate com Pimenta”, Walcyr compartilhará experiências com o público para traçar paralelos entre a escrita de livros e o audiovisual, além de pontuar como esses universos dialogam.

O evento acontecerá sábado, 20 de maio de 2023, das 12h às 18h. Além do bate-papo literário com o autor Global, a programação contará com feira do livro a preços populares, com obras de variados gêneros a partir de R$ 15, e a presença de escritores para interação e autógrafos, além de contações de histórias e um pocket show com Erich Cobrah em seu novo trabalho autoral, “Entrelaços Folclóricos”. As atividades sob o flamboyant serão encerradas com um agradável “café do sítio” ao cair da tarde, momento para interação entre o público e os artistas presentes acompanhado de um bom cafezinho.

E vale a pena chegar cedo: os primeiros a ingressarem no evento ganharão um vale-livros para utilizar na feira!

O evento será aberto ao público, com entrada gratuita e classificação livre.

 

SOBRE A BIBLIOTECA

Inaugurada em 18 de março com a presença do imortal da Academia Brasileira de Letras, Ignácio de Loyola Brandão, a “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é resultado de um edital PROAC vencido pelo Culturando em 2022, sendo a primeira e única biblioteca do estado com acervo exclusivamente composto por autores e autoras nascidos em cidades do interior de São Paulo. O acervo já reúne mais de 800 obras entre autores renomados e iniciantes. O espaço também se destina a eventos, encontros culturais e incentivo à leitura, com grande parte das atividades ocorrendo no espaço aberto em frente à biblioteca, protagonizado por um imponente flamboyant – o qual inspirou o título dado ao espaço.

A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc Edital e Projeto Culturando.

 

SOBRE O EVENTO

DATA: Sábado, 20 de maio de 2023

HORÁRIO: 12h00 às 18h00

LOCAL: BIBLIOTECA CULTURANDO – FLAMBOYANT DAS ARTES – Rua Célio Roberto Faulim, 852 – Bairro Água de Pedra – Jumirim / SP

  • ABERTO AO PÚBLICO
  • ENTRADA GRATUITA
  • CLASSIFICAÇÃO LIVRE

 

PROGRAMAÇÃO

FEIRA DO LIVRO (12h às 18h)

Obras de variados gêneros literários a preços populares, a partir de R$ 15, para colocar a leitura em dia. Mas chegue cedo: os primeiros a visitarem a feira ganharão vale-livros!

 

PRESENÇA DE ESCRITORES

Autores da região estarão presentes para interação com o público, que poderão conhecer suas obras e garantir o autógrafo.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (a partir das 13h)

Momentos para relaxar e se divertir com histórias para todas as idades.

 

BATE-PAPO COM WALCYR CARRASCO (15h às 16h)

Em uma roda de conversa, o premiado autor discorrerá sobre o universo da escrita para séries e telenovelas e passará uma perspectiva do que o futuro do streaming nos reserva. Com uma rica bagagem literária, o vencedor do Emmy Internacional (considerado o Oscar da TV Mundial) com a série “Verdades Secretas”, e autor da nova novela das 21h da Globo, “Terra e Paixão”, irá traçar paralelos entre a escrita de livros e o audiovisual, além de pontuar como esses universos dialogam.

 

“ENTRELAÇOS FOLCLÓRICOS”, COM ERICH COBRAH (16h30)

Ao cair da tarde no Flamboyant das Artes, Erich Cobrah apresenta seu novo trabalho autoral em um pocket-show.

 

CAFÉ DO SÍTIO (16h30)

Momento de interação do público para encerrar a tarde cultural com um delicioso cafezinho.

21 de março de 2023

Biblioteca Culturando é inaugurada

 

Na ensolarada manhã de sábado, 18 de março, cerca de 150 pessoas vindas das mais diversas regiões do Estado compareceram à sede do Projeto Culturando em Jumirim – SP para, debaixo de um imponente flamboyant, prestigiarem a inauguração da “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes”, a primeira do Estado com acervo exclusivamente dedicado a autores nascidos no interior de São Paulo. Recepcionados com o chorinho do grupo Choro e Prosa, o público acompanhou a sessão solene e desfrutou da declamação do poema “Passa”, de Natália Moreno, bem como da interpretação cênica de Dieferson Gomes, com o poema “Não é tempo de poesia” (Mayara Beani). No palco, aconteceu também o lançamento de “Contos do nosso interior”, primeiro livro publicado pelo Culturando e organizado por Samanta Holtz com textos de 36 escritores do interior, muitos dos quais se deslocaram por 150, 250 e até 350 km para estarem presentes na inauguração. E, após a apresentação de música raiz com Pedro Massa e Fábio Tomazela (instituto Cornélio Pires), o evento foi coroado com uma inspiradora palestra de Ignácio de Loyola Brandão, imortal da Academia Brasileira de Letras, que se juntou ao diretor executivo do Culturando e às autoridades presentes para o descerramento da placa da biblioteca, o que oficializou sua inauguração. Loyola inspirou e encantou o público com trechos de sua trajetória e enalteceu o trabalho do Culturando “se tivesse um Culturando em cada estado, mas nós precisamos de 200 culturandos pelo nosso Brasil, a cultura seria outra” e emendou “o Culturando, estará no meu próximo livro”.

Com as portas oficialmente abertas, o público pôde enfim visitar a biblioteca e conhecer seu acervo, que já ultrapassa um total de 550 obras catalogadas e organizada por ordem alfabética de cidades do interior paulista. Com um coquetel servido e o grupo Choro e Prosa de volta ao palco, Loyola e os escritores da antologia dedicaram mais de uma hora de fotos e autógrafos aos muitos fãs e admiradores presentes. Quem acompanhava on-line também pôde conhecer os escritores que se apresentaram no “Minuto do Escritor”.

Pablo Civitella, diretor executivo do Projeto Culturando, celebrou o sucesso do evento e as homenagens que marcaram os 15 anos de atuação da instituição no interior de São Paulo. “Trabalhar pela cultura significa responder a um CHAMADO. Significa celebrar a força de quem te incentiva e te apoia. A inauguração da biblioteca Culturando está alinhada à vocação da instituição e potencializa o que o interior tem de melhor no campo literário”, afirmou em um discurso de muita emoção. Em breve será divulgada a programação dos próximos meses, com atividades que contemplam encontros, apresentações, lançamentos, oficinas e outras linguagens culturais. Entre as atrações já programadas para o primeiro semestre, está o escritor e autor de telenovelas Walcyr Carrasco.

 

FUNCIONAMENTO

Nesta primeira fase de implantação, a Biblioteca Culturando funcionará uma vez por mês com uma programação especialmente voltada à literatura e incentivo à leitura. Os interessados em visitar podem seguir o calendário local ou agendar sua visita através do e-mail: biblioteca@projetoculturando.com.br. O acervo ficará disponível para consulta e para empréstimo, com prazo de 1 mês para devolução.

A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc Edital e Projeto Culturando.

8 de março de 2023

Guia do visitante – Biblioteca Culturando

Vem visitar nossa Biblioteca e possui alguma dúvida?

– Como chegar (de carro ou de ônibus)
– QR Code da localização da biblioteca
– Restaurantes e lanchonetes próximos
– Hospedagem nas proximidades

 

Confira abaixo nosso Guia do Visitante ou acesse o guia em PDF clicando aqui: GUIA DO VISITANTE

 

GUIA DO VISITANTE

 

INFORMAÇÕES GERAIS

INAUGURAÇÃO DA “BIBLIOTECA CULTURANDO – FLAMBOYANT DAS ARTES”

Data: 18/03/2023

Horário: 10h00

LOCAL: Sede do Projeto Culturando no ACAP – Acampamento Água de Pedra (Rua Célio Roberto Faulim, 852 – Bairro Água de Pedra – Jumirim / SP)

✅ Aberto ao público

✅ Entrada GRATUITA

✅ Classificação livre

 

COMO CHEGAR?

DE ÔNIBUS: É mais fácil encontrar rotas diretas de ônibus até as cidades vizinhas a Jumirim:

  • Tietê (7,5km de distância)
  • Laranjal Paulista (12km de distância)
  • Cerquilho (13km de distância)

Desses locais, você pode verificar horários de circulares ou chamar um carro por aplicativo.

 

DE CARRO: Na Rodovia Marechal Rondon, há 2 acessos para a rua Célio Roberto Faulim:

  • Km 163 (entrada asfaltada);
  • Km 165, no ponto de ônibus em frente à Cerâmica Faulim.

 

QRCODE DO LOCAL (PARA GPS):

Leia esse QR Code com a câmera do seu celular para ver a localização no Google Maps, ou acesse: (https://goo.gl/maps/hoK9dWYh9Hc2ErTB8)

 

PROGRAMAÇÃO

IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

Imortal da Academia Brasileira de Letras e vencedor de 05 prêmios Jabuti, o consagrado autor da Literatura Brasileira tornará a inauguração ainda mais memorável! Nascido em Araraquara, Loyola vem inspirar os autores do interior com uma palestra sobre a carreira literária e concederá autógrafos.

🎤 MINUTO DO ESCRITOR

Os autores presentes terão seu minuto de destaque para se apresentar e falar das suas obras ao público que acompanhar on-line.

📖 LANÇAMENTO DE LIVRO

Sessão de autógrafos da antologia “Contos do nosso interior”, organizada pela escritora Samanta Holtz e publicada pelo Culturando, com a presença de autores da obra.

🎵 MÚSICA CAIPIRA

Pedro Massa e Fábio Tomazela (Instituto Cornélio Pires) presenteiam o público com o som da música raiz.

🎭 INTERPRETAÇÃO DE POEMA

Dieferson Gomes apresenta a interpretação vencedora do I Festival Culturando de Literatura, com o poema “Não é tempo de poesia” (Mayara Beami).

🎶 CHORINHO

O melhor do chorinho com o grupo Choro e Prosa.

 

ONDE COMER?

JUMA RESTAURANTE (6,1km do local do evento)

📍 Rod. Mal. Rondon, km 162 – Jumirim / SP

📞 (15) 3286-1149

🕐 06:30 – 22:30 / 07:00 – 18:00 (Domingo)

 

GENZAI PREMIUM SUSHI (JAPONÊS) (6,4km do local do evento)

📍 R. Luís Fernandes Diogo, 256 – Centro – Tietê / SP

📞 (15) 3285-1632

🕐 18:00 – 23:00 / Não abre às segundas

 

NOVO VÉIA RESTAURANTE (7,7km do local do evento)

📍 Rua Tenente Gelás, 331 – Centro – Tietê / SP

📞 (15) 3282-4329

🕐 11:00 – 14:30

 

RESTAURANTE MAGGIORANA (8,8km do local do evento)

📍 Praça Dr. Augusto Correia, 26 – Centro – Tietê / SP

📞 (15) 3282-2796

🕐 11:00 – 15:00

 

RESTAURANTE E CHOPPERIA CANCIAN (10,4km do local do evento)

📍 Rua Vila Nova, 1781 – São Pedro – Tietê / SP

📞 (15) 3282-1073

🕐 08:00 – 20:00 (2ª feira) / 08:00 – 00:00

 

GALLO ESFIHARIA (12km do local do evento)

📍 Rua Dr. Soares Hungria, 376 – Centro – Cerquilho / SP

📞 (15) 3284-5500

🕐 10:00 – 22:00 / 16:00 – 22:00 (domingo)

 

THELO’S (12km do local do evento)

📍 R. Dr. Soares Hungria, 376 – Centro – Cerquilho / SP

📞 (15) 98180-3923

🕐 11:00 – 14:00 / 11:30 – 14:40 (sábado e domingo)

 

GALLO (PIZZA E MEXICANO) (12,5km do local do evento)

📍 Av. Pres. Washington Luíz, 211 – Centro – Cerquilho / SP

📞 (15) 3384-3033

🕐 17:30 – 23:30 (sexta e sábado) / 18:30 – 23:00 (domingo)

 

MARLANDU’S (12,6km do local do evento)

📍 R. Dr. Júlio Prestes, 298 – Centro – Laranjal Paulista / SP

📞 (15) 3283-5597

🕐 11:00 – 14:30

 

ROTA 94 (HAMBURGUERIA) (12,9km do local do evento)

📍 Rua São Vicente de Paula, 55 – Bairro Matadouro – Laranjal Paulista / SP

📞 (15) 99815-4165

🕐 18:30 – 23:30

 

A SABOROSA (PIZZARIA) (14,5km do local do evento)

📍 Av. Antônio Souto – Recanto do Sol – Cerquilho / SP

📞 (15) 3384-3656

🕐 19:00 – 23:30

 

ONDE ME HOSPEDAR?

HOTEL ROBUSTI (6,8km do local do evento)

📍 Rua do Comércio, 370 – Centro – Tietê / SP

📞 (15) 3282-5252

 

HOTEL ZANATA (11,8km do local do evento)

📍 Av. Francisco Gaioto, 61 – Centro – Cerquilho / SP

📞 (15) 3384-4169

 

HOTEL VALE VERDE PALACE (13,2km do local do evento)

📍 Largo São João, 228 – Centro – Laranjal Paulista / SP

📞 (15) 3283-6600

 

DÚVIDAS OU MAIS INFORMAÇÕES

Entre em contato com nosso time pelas redes sociais do Culturando ou pelo WhatsApp: (15) 99809-8326

 

 

 

 

7 de março de 2023

Inauguração da Biblioteca Culturando dia 18/03/23

No dia 18 de março, às 10h, acontecerá na cidade de Jumirim / SP a inauguração da “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes”. O projeto, resultado de um edital PROAC vencido pelo Culturando em 2022, marca os 15 anos de atividade da instituição e será a primeira biblioteca do estado com acervo formado exclusivamente por autores nascidos em cidades do interior de São Paulo. O espaço também será destinado a eventos, encontros culturais e incentivo à leitura, com grande parte das atividades ocorrendo no espaço aberto em frente à biblioteca, protagonizado por um imponente flamboyant – o qual inspirou o título dado ao espaço.

A inauguração contará com a presença do consagrado escritor da Literatura Brasileira, Ignácio de Loyola Brandão, vencedor de 05 prêmios Jabuti e ocupante da 11ª cadeira da Academia Brasileira de Letras. Também comparecerão escritores, artistas, autoridades e profissionais da imprensa.

Quem visitar a biblioteca encontrará obras de ilustres escritores nascidos no interior, como Ignácio de Loyola Brandão, Marçal Aquino, Walcyr Carrasco, João Anzanello Carrascoza, o tieteense Cornélio Pires, Monteiro Lobato, e também títulos de uma nova safra de autores, como Geruza Gelnys, Ivan Marcon, Samanta Holtz, Cristiane Grando, Cristina Porto, Natália Moreno entre outros 350 autores de várias regiões do Estado que se inscreveram a partir do chamado realizado pelo Culturando.

O evento de inauguração será aberto ao público, com entrada gratuita, porém há necessidade de confirmar a presença pelo e-mail: biblioteca@projetoculturando.com.br

A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc Edital e Projeto Culturando.

 

 

SOBRE O EVENTO:

  • DATA: 18/03/2023
  • HORÁRIO: 10h00
  • LOCAL: SEDE DO CULTURANDO NO ACAP – Acampamento Água de Pedra

Rua Célio Roberto Faulim, 852 – Bairro Água de Pedra – Jumirim / SP

 

* Necessário confirmar presença e número de acompanhantes por e-mail: biblioteca@projetoculturando.com.br.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO:

IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

Imortal da Academia Brasileira de Letras e vencedor de 05 prêmios Jabuti, o consagrado autor da Literatura Brasileira tornará a inauguração ainda mais memorável! Nascido em Araraquara, Loyola vem inspirar os autores do interior com uma palestra sobre a carreira literária e concederá autógrafos.

MINUTO DO ESCRITOR

Os autores presentes terão seu minuto de destaque para se apresentar e falar das suas obras ao público que acompanhar on-line.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Sessão de autógrafos da antologia “Contos do nosso interior”, organizada pela escritora Samanta Holtz e publicada pelo Culturando, com a presença de autores da obra.

MÚSICA CAIPIRA

Pedro Massa e Fábio Tomazela (Instituto Cornélio Pires) presenteiam o público com o som da música raiz.

INTERPRETAÇÃO DE POEMA

Dieferson Gomes apresenta a interpretação vencedora do I Festival Culturando de Literatura, com o poema “Não é tempo de poesia” (Mayara Beami).

CHORINHO

O melhor do chorinho com o grupo Choro e Prosa.

 

* Necessário confirmar presença e número de acompanhantes por e-mail: biblioteca@projetoculturando.com.br.

Scroll to top