4 de abril de 2024

2º Concurso Nacional de Poemas recebe 986 inscrições

No último domingo, 31 de março, o Projeto Culturando encerrou o período de inscrições para o 2º Concurso Nacional de Poemas, que contempla a programação do Festival Culturando de Literatura – “Vila das Artes” 2024, com um resultado expressivo: ao fim do prazo de 45 dias, foram contabilizadas 986 inscrições vindas de todos os 26 estados do país e Distrito Federal, um número 80% superior ao atingido na 1ª edição do concurso em 2021.

Segundo Pablo Civitella, diretor executivo do Culturando e produtor do evento, a expectativa inicial era alcançar no mínimo 30% a mais de inscrições em relação ao festival anterior, estatística que acabou superada com folga. As regiões com maior número de inscrições foram o Sudeste (61,76%), seguida pelo Nordeste (17,55%) e o Sul (12,58%). O estado com maior número de inscritos foi São Paulo, com mais de 40% do total de inscritos, o esperado devido aos anos de atuação do Culturando no estado e também pelo Prêmio Araritaguaba, específico para autores da região em que a instituição atua.

Sobre alcançar números tão relevantes a nível nacional, Civitella atribui o resultado ao reconhecimento do trabalho sólido que a instituição vem construindo há 16 anos: “o Culturando nasceu pequeno, focado em valorizar a arte e o artista do interior de São Paulo, e nunca deixamos que as dificuldades nos parassem ao longo dos anos de atividade. Tudo isso serviu para nos fortalecer e solidificar o nome do Culturando na região, e agora também Brasil afora. É gratificante pensar nos números que alcançamos com uma equipe tão enxuta, mas altamente capacitada e dedicada, e esperamos que possa servir de inspiração a instituições e fazedores de cultura das cidades pequenas, como nós”. A equipe também leva em consideração o sucesso da 1ª edição, realizada em 2021 na cidade de Jumirim, que foi a primeira experiência do Culturando em um projeto envolvendo artistas de todo o Brasil, com feedback positivo do público e dos participantes. “Nossa meta é tornar a experiência em Porto Feliz, no mês de junho, tão inesquecível quanto foi em Jumirim no ano de 2021”, promete Pablo.

A lista dos inscritos será disponibilizada dia 04/04 às 20h no programa Culturando.Com

CLIQUE AQUI

SOBRE O CONCURSO – Aberto a autores de qualquer localidade do Brasil, o concurso premiará 10 poemas finalistas, sendo R$ 2,5 mil para o vencedor. Além da categoria nacional, haverá também o “Prêmio Araritaguaba”, uma premiação específica a autores das 5 cidades de atuação do Culturando no interior de São Paulo, a fim de incentivar e valorizar a produção literária local. A cerimônia de premiação acontecerá em Porto Feliz no dia 29 de junho de 2024, durante a programação do “Vila das Artes”, e a presença é obrigatória para recebimento do prêmio. Para tanto, todos os finalistas receberão hospedagem, alimentação e um bônus em dinheiro para custeio da viagem, além da própria premiação.

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

 

Scroll to top