Notícias

18 de junho de 2024

PROGRAMAÇÃO VILA DAS ARTES

Evento acontece dia 29 de junho em Porto Feliz, com entrada gratuita e mais de 40 atrações culturais, todas gratuitas à população.

O Projeto Culturando divulgou a 2ª edição do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes”, que acontece dia 29 de junho, das 12h às 21h, no Shopping Porto Miller Boulevard (Porto Feliz/SP). Será um dia repleto de arte e cultura com feira do livro, oficinas, palestras de escritores consagrados e mesas de bate-papo, além de dezenas de atrações de música, dança, teatro, circo, artes plásticas e muito mais, fazendo do espaço uma verdadeira vila de artistas.

A ideia é que o público se sinta caminhando por uma vila onde os artistas estão vivendo, trabalhando e ensaiando. Logo na entrada o público acompanhará os grafites do Nanndo Aragão e convidados. Se virar uma esquina, verá bailarinas treinando uma coreografia. Em seguida, um mágico apresenta seu truque favorito. Mais adiante, as crianças estarão brincando com massinha e slime e depois, enquanto descansam, podem saborear um algodão doce, pipoca e até sorvete Joinha. Além, claro, das mais de 40 atrações culturais realizadas no palco central e nos demais espaços preparados para o evento.

“É um evento cultural inédito para Porto Feliz. Parece muita coisa ao mesmo tempo… e é exatamente essa a proposta”, explica Pablo Civitella, diretor do Culturando e idealizador do evento, que já está em sua segunda edição. “Com essa iniciativa o Vila das Artes irá movimentar cerca de 200 artistas e outras 50 pessoas entre equipe técnica e staff, totalizando aproximadamente 250 profissionais do setor cultural sendo a maior parte de Porto Feliz”. Segundo Civitella, além de trazer visibilidade aos artistas da cidade e da região, o evento atua em prol à economia criativa local e regional, o que vai ao encontro da missão do Projeto Culturando, instituição cultural sem fins lucrativos fundada em 2008 com sede em Jumirim e atuação também em Porto Feliz. Todas as atrações do Vila das Artes terão acesso gratuito ao público, com distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças. Parte da programação terá acessibilidade de conteúdo com a presença de intérprete de libras.

ATRAÇÕES – As boas-vindas à Vila contarão com o cortejo da Cia Tramp de Palhaços e dos mágicos e malabaristas do Circo do Palhaço Fusquinha. Ao longo do dia, diversas atrações de música e dança irão movimentar o espaço, que contará também com feira do livro, exposições, números teatrais e bate-papo literário com escritores consagrados como Carina Rissi e Fabrício Corsaletti. Haverá também atividades interativas ao público e a “oficina do brincar”, um espaço de pintura e artesanato para as crianças. O encerramento contará com a cerimônia de premiação dos concursos de poemas e com a performance dos atores no Concurso de Interpretação.

OFICINAS CRIATIVAS – Além das atrações, o Vila das Artes oferecerá uma grade de oficinas criativas, sendo três literárias, uma de teatro ao ar livre e outra de artes plásticas, em parceria com o Ateliê JRomeu, com técnicas de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão.

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e o formulário de inscrição está disponível neste link (clique aqui).

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativas, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

Confira a programação completa nas imagens, ou também abaixo:

ARTES VISUAIS E ARTESANATO (A partir de 12h)

Duda Marques  Personalização de ecobag.
Juliano Romeu Desenho com Carvão – O artista plástico leva seu ateliê para o Vila das Artes e convida o público a se aventurar nos desenhos.
Marcelo Baldini  Ilustrador.
Marcos Rudi Exposição de pinturas e esculturas.
Nilson Araujo  O artista plástico expõe sua mostra de artes do projeto Gente de Porto.
Sidnei Caricaturista O caricaturista estará na vila registrando o público presente.
Nilson Teruel Artista plástico, escultor e desenhista.
Fernando Aragão De hora em hora, o Vila terá uma tela grafitada pelo artista Fernando Aragão e convidados.
Oficina do Brincar A pedagoga Andreia Civitella preparou um espaço lúdico para as crianças brincarem com slime, pintura no tecido e massa de biscuit.
Exclusiva Essência e convidados  Produtos artesanais com a exclusiva essência do Xis e convidados.

 

DANÇA

12h30 | Cia Agnos  A cia de Dança apresenta diversas coreografias do seu repertório
14h00 | Academia La Danse A academia cerquilhense marcará presença no Vila com suas premiadas coreografias
14h30 | Estação & Cultura Centro de Artes Alessandra Moreau presenteia o público com coreografias de alunos da sua academia
14h45 | Profª Jumarruah – Dança com Bambolês Dance com a Jumarruah e seus bambolês
15h35 | Hanna Zahira A professora e bailarina apresentará um Said Folclore Árabe.
15h35 | Alma Dance Boituva Dança do ventre tradicional clássica com véu.

Bailarinas @kim_nicoly e @auly_perini

15h45 | Angélica Ortiz Bailarina

 

LITERATURA

12h00 | Feira do Livro Livros de todos os tipos para todos os gostos a preços populares.
12h00 | Espaço Biblioteca Culturando Um ponto de encontro dos escritores do interior.
12h00 | Escritores da região Presença de escritores da região para interação e autógrafos.
12h00 | Minuto poético com o Sarau na Casa Nos intervalos das apresentações no palco central, o coletivo Sarau na Casa convida o público a declamar seus poemas.
13h00 | Escritor Fabricio Corsaletti Palestra e bate-papo com o vencedor do Prêmio Jabuti 2023 de Melhor Livro de Poesia com “Engenheiro Fantasma” (Companhia das Letras, 2022), eleito também o Livro do Ano.
14h10 | Laçamento do livro “O Gato Nestor” Em sua primeira obra, Andréa Matos lança o livro infantil com ilustrações de Saory Emanoelle.
16h00 | Escritora Carina Rissi Bate-papo e sessão de autógrafos com a autora da aclamada série Perdida, que foi adaptada para as telas do cinema.
18h00 | Concurso Nacional e Estudantil de Poemas Cerimônia de premiação de um dos concursos de poemas mais concorridos do país, e também da categoria estudantil e do Prêmio Araritaguaba.

 

MÚSICA

12h00 | Luiz Bom BluesMan Venha curtir o blues na Vila.
12h00 | Gabriel Monteiro O músico apresenta o melhor do samba de sua autoria.
12h00 | Márcio Maresia Monobanda A sensacional banda de um homem só.
13h00 | Leandro Viola O sertanejo e o modão de viola já estão garantidos.
15h00 | Pedro Massa e Fabio Tomazela O melhor da música caipira nas vozes de Pedro Masssa e Fabio Tomazela, do Instituto Cornélio Pires.
16h00 | Felipe Reis O violonista Felipe Reis realiza ensaio aberto na Vila, com “bis” no palco central.
17h30 | Grupo de Canto – Profª Eliane Marques Os alunos particulares de canto da professora Eliane prepararam um repertório especial para o Vila.
17h45 | Banda União a centenária banda porto-felicense marcará presença na Vila com seu tradicional repertório
21h00 | 2 Brothers Encerrando o Vila das Artes com o melhor do rock na praça de alimentação.

 

TEATRO E CIRCO

12h00 | Circo do Palhaço Fusquinha Perna de pau, oficina de malabares, Mágica Close-up e o palhaço mais querido do interior divertem o público da Vila
14h30 | Cia Tramp de Palhaços O cortejo dos palhaços mais divertidos e irreverentes da Cia Tramp estará circulando junto ao público
14h30 | Grupo Saindo do Conto Um gole de café e uma prosa com a Dona Veioca
15h20 | Trupe Urca Show em “Vida de Camelô” A trupe apresenta “Vida de Camelô”, com Claudimir Causin, Urias de Oliveira, Isabelly Brasilio e Rosana Moraes.
15h50 | Contação de histórias A contadora de histórias Sonia Jaqueline Oliveira traz o clássico infantil “A Cigarra e a Formiga”
19h00 | Concurso de Interpretação Atores profissionais selecionados para o concurso de interpretação, darão vida aos poemas finalistas do concurso nacional de poemas.

OFICINAS

 

09h00 | “O sonho desdobrado: escritas do corpo in-consciente”

Oficina de criação poética a partir dos sonhos, com base em experiências de artistas que transitam na linguagem do corpo acordado. Com Francielly Baliana – escritora, pesquisadora e doutora em Teoria Literária pela USP
 

 

 

11h00 | “O livro como poética relacional”

Um convite para explorar as nuances da composição de um livro e lançar um olhar editor às decisões tomadas nas publicações, além de estímulos criativos para a criação poética de paratextos para quem quiser entender e brincar com as amarrações de um livro. Com Geruza Zelnys – escritora, doutora em Teoria Literária pela USP com pós-doutorado em Filosofia da Educação (UNIFESP); e Eduardo Guimarães – escritor e editor.
 

 

14h00 | “Foto-síntese da palavra: a linguagem como potência e respiro”

Uma experimentação da interlocução entre fotografia e poesia, convidando ao diálogo entre a imagem com lente e sem lente através de um exercício criativo. Com Lays Milanello – poeta, escritora, fotógrafa e psicóloga
 

 

09h00 | “Técnicas para o teatro ao ar livre e de longa distância da plateia”

Uma vivência para atores e atrizes iniciantes ou para quem quiser exercitar o fazer teatral. Com Carlos ABC – Diretor de teatro e Produtor artístico e cultural. Diretor da “A Paixão de Cristo” de Piracicaba pela Associação Cultural Guarantã nos anos de 2006, 2007 e 2008, 2013 e 2014 (Projeto em espaço aberto com 700 participantes).
 

 

09h00 | “Oficina de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão”

Em uma experiência interativa, os artistas apresentarão diversos modos de arte plástica ao vivo, utilizando a estrutura de cavaletes, mesas e material artístico do Ateliê JRomeu. O público terá a oportunidade de apreciar e experimentar as técnicas de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão. Com o Ateliê JRomeu, do artista plástico Juliano Romeu, e artistas convidados: Rúbia Camarão, Ryan Nycolas Wallace, Gabi Budart, Fabiana Favinque e Thomas Broyles.

 

 

17 de junho de 2024

OFICINAS DO VILA DAS ARTES 2024

Venha participar das oficinas gratuitas do “Vila das Artes 2024”! 🎨✍🎭

O Projeto Culturando preparou uma grade especial de oficinas criativas para aprimorar seu talento junto a grandes profissionais da área no dia 29 de junho no shopping Porto Miler Boulevard em Porto Feliz.

Confira a programação abaixo e se inscreva com antecedência!
⚠ As inscrições são GRATUITAS, porém limitadas, e podem ser realizadas preenchendo o formulário  CLIQUE AQUI

===== PROGRAMAÇÃO =====

OFICINAS LITERÁRIAS 📚

📚 “O sonho desdobrado: escritas do corpo in-consciente”
Oficina de criação poética a partir dos sonhos, com base em experiências de artistas que transitam na linguagem do corpo acordado.
⏰ 9h às 10h30
Com Francielly Baliana – escritora, pesquisadora e doutora em Teoria Literária pela USP.

📚 “O livro como poética relacional”
Um convite para explorar as nuances da composição de um livro e lançar um olhar editor às decisões tomadas nas publicações, além de estímulos criativos para a criação poética de paratextos para quem quiser entender e brincar com as amarrações de um livro.
⏰ 11h às 12h30
Com Geruza Zelnys – escritora, doutora em Teoria Literária pela USP com pós-doutorado em Filosofia da Educação (UNIFESP); e Eduardo Guimarães – escritor e editor.

📚 “Foto-síntese da palavra: a linguagem como potência e respiro”
Uma experimentação da interlocução entre fotografia e poesia, convidando ao diálogo entre a imagem com lente e sem lente através de um exercício criativo.
⏰ 14h às 15h30
Com Lays Milanello – poeta, escritora, fotógrafa e psicóloga

OFICINA DE TEATRO 🎭

🎭 “Técnicas para o teatro ao ar livre e de longa distância da plateia”
Uma vivência para atores e atrizes iniciantes ou para quem quiser exercitar o fazer teatral.
⏰ 9h às 12h
Com Carlos ABC – Diretor de teatro e Produtor artístico e cultural. Diretor da “A Paixão de Cristo” de Piracicaba pela Associação Cultural Guarantã nos anos de 2006, 2007 e 2008, 2013 e 2014 (Projeto em espaço aberto com 700 participantes).

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS 🎨

🎨 “Oficina de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão”
Em uma experiência interativa, os artistas apresentarão diversos modos de arte plástica ao vivo, utilizando a estrutura de cavaletes, mesas e material artístico do Ateliê JRomeu. O público terá a oportunidade de apreciar e experimentar as técnicas de aquarela, pintura a óleo e desenho com carvão.
⏰ 9h às 11h
Com o Ateliê JRomeu, do artista plástico Juliano Romeu, e artistas convidados: Rúbia Camarão, Ryan Nycolas Wallace, Gabi Budart, Fabiana Favinque e Thomas Broyles.


O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

#ParaTodosVerem: Sequência de imagens com fundo em tons de roxo. Cada imagem possui as informações de uma das oficinas, iguais às constantes na legenda, junto à foto dos profissionais que as ministrarão.

9 de junho de 2024

CONHEÇA OS FINALISTAS DO CONCURSO ESTUDANTIL DE POEMAS

Na última quinta-feira (06/06), durante o programa Culturando.com, foram anunciados os 10 finalistas do Concurso Estudantil de Poemas do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes”. 🥇 O júri, composto pelo professor Humberto Vital e pela poetisa Cristiane Grando, doutora em Literatura pela USP, teve a difícil missão de selecionar os vencedores dentre os textos enviados por alunos e escolas das 5 cidades de atuação do Culturando.

O concurso era voltado a alunos(as) do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental nas 5 cidades de atuação do Culturando. Dentre os finalistas, foram selecionados 4 poemas de Porto Feliz, 4 de Tietê e 2 da cidade de Cerquilho.

Confira a lista completa

CLIQUE AQUI

PREMIAÇÃO 🏆 | A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de junho durante o “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes” em Porto Feliz / SP. Todos os 10 finalistas serão premiados, sendo R$ 800 para o primeiro colocado.

24 de maio de 2024

Culturando anuncia finalistas do concurso nacional de poemas

Mais da metade dos selecionados é da região nordeste. Um porto-felicense está na lista do prêmio Araritaguaba.

 

Na última quinta-feira (23/05), o Projeto Culturando anunciou os 10 finalistas do Concurso Nacional de Poemas, que compõe a programação do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes”. O anúncio foi realizado ao vivo pelo diretor-executivo da instituição, Pablo Civitella, durante o programa “Culturando .Com”, que teve como convidada a escritora porto-felicense Samanta Holtz.

O concurso, que figura entre os mais disputados do país na categoria, recebeu 986 inscrições vindas de todos os estados brasileiros. Os poemas foram avaliados por um júri de escritores, editores e pesquisadores de grande notoriedade na Literatura, que tiveram a missão de selecionar, dentre quase mil textos, os dez vencedores do concurso nacional, além dos três a serem premiados no Prêmio Araritaguaba, voltado a autores da região.

O anúncio dos finalistas durante a live, que chegou a um público de quase 300 pessoas simultâneas, revelou um dado significativo: mais da metade dos finalistas são do nordeste do Brasil, sendo 04 da Bahia e 02 do Pernambuco. Também há 02 poetas do Rio de Janeiro, 01 do Paraná e 01 do estado de São Paulo. No Prêmio Araritaguaba, que premia autores da região, foram selecionadas duas autoras de Tietê e o escritor porto-felicense Ivan Marcon.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de junho, durante o “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes” em Porto Feliz – SP. Para comparecerem, todos os 10 escritores selecionados receberão hospedagem, alimentação e um bônus em dinheiro para custeio da viagem, além da própria premiação. Serão premiados os 10 finalistas e o autor do poema campeão levará para casa R$ 2.500.00. A programação do Festival também terá o Concurso de Interpretação, em que atores e atrizes darão vida aos poemas finalistas no palco do Vila das Artes para concorrer ao prêmio de R$ 1.500. Os dez artistas selecionados para a interpretação também foram revelados no programa ao vivo.

Confira a lista completa:

CONCURSO NACIONAL DE POEMAS – FINALISTAS

CONCURSO DE INTERPRETAÇÃO – SELECIONADOS

 

A live de divulgação também continua disponível para acesso no Youtube do Projeto Culturando.

SOBRE O VILA DAS ARTES – A 2ª edição do “Vila das Artes” será um dia repleto de arte e cultura com feira do livro, oficinas, palestra de escritores e mesas de bate-papo. Além disso, diversas atrações de música, dança, malabarismo, artes plásticas, desenhos, exposições e muito mais, fazendo do espaço uma verdadeira vila de artistas. Estão previstas mais de 40 atrações, incluindo grandes nomes da Literatura. O evento ocorrerá no dia 29 de junho das 9h às 21h, no shopping Porto Miller Boulevard em Porto Feliz. Todas as atrações do evento terão acesso gratuito ao público com distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura, Economia e Industria Criativas, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

 

 

19 de maio de 2024

Anúncio da Lista de Finalistas do Concurso Nacional de Poemas será dia 23

Também serão conhecidos os 10 atores e atrizes que interpretarão os poemas

Está chegando um dos momentos mais aguardados pelos 986 inscritos no 2º Concurso Nacional de Poemas do Projeto Culturando: conhecer os 10 poemas finalistas selecionados pelo júri e também os do prêmio Araritaguaba (que premiará os autores da região). A lista de autores será revelada no dia 23 de maio (quinta-feira), às 20h, ao vivo no programa “Culturando.com” no Youtube com a presença da escritora Samanta Holtz, e os vencedores serão conhecidos no dia 29 de junho durante o “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes” em Porto Feliz – SP. Na ocasião, o público também conhecerá os vencedores da categoria estudantil e de interpretação, que dará vida aos poemas finalistas sobre o palco do Vila das Artes.

Para comparecerem à cerimônia de premiação em Porto Feliz, os 10 escritores selecionados, de qualquer parte do país, receberão hospedagem, alimentação e um bônus em dinheiro para custeio da viagem, além da própria premiação. O Festival Culturando de Literatura distribuirá mais de 30 mil reais em prêmios e o autor do poema vencedor levará para casa R$ 2.500,00.

SOBRE O VILA DAS ARTES – A 2ª edição do “Vila das Artes” será um dia repleto de arte e cultura com feira do livro, oficinas, palestra de escritores e mesas de bate-papo. Além disso, diversas atrações de música, dança, malabarismo, artes plásticas, desenhos, exposições e muito mais, fazendo do espaço uma verdadeira vila de artistas. Estão previstas mais de 40 atrações, incluindo grandes nomes da Literatura. O evento ocorrerá no dia 29 de junho das 9h às 21h, no shopping Porto Miller Boulevard em Porto Feliz. Todas as atrações do evento terão acesso gratuito ao público com distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

ASSISTA O PROGRAMA CULTURANDO.COM

2 de maio de 2024

Concurso Estudantil recebe 83 inscrições

📝 Divulgada a lista de inscritos no Concurso Estudantil de Poemas do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024”. As inscrições foram abertas para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas 5 cidades de atuação do Culturando (Cerquilho, Tietê, Jumirim, Laranjal Paulista e Porto Feliz) e recebeu um total de 83 poemas.

Os finalistas serão divulgados no dia 06 de junho, ao vivo durante o programa Culturando .com, e a cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de junho durante o evento “Vila das Artes”, em Porto Feliz.

Em breve mais informações!

Confira a lista de inscritos no Concurso Estudantil de Poemas

clique aqui


O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

9 de abril de 2024

CONCURSO DE INTERPRETAÇÃO

Estão abertas as inscrições para o “Concurso de Interpretação” do Projeto Culturando. Serão selecionados 10 artistas para realizarem a dramatização/interpretação dos poemas finalistas do “Concurso Nacional de Poemas” que integra a programação do Festival Culturando de Literatura “Vila das Artes” que acontecerá no dia 29 de junho, em Porto Feliz. Além de comporem a programação do evento, as interpretações serão avaliadas por um time de jurados que decidirá o nome do grande vencedor. Todos os 10 selecionados receberão premiação em dinheiro, sendo R$ 1.500 para o primeiro colocado.

A primeira edição do concurso, realizada em 2021 na cidade de Jumirim, premiou o estilista e multiartista Dieferson Gomes, da cidade de Cerquilho, com a interpretação do poema “Não é tempo de poesia”, de Mayara Beani. Na ocasião, os concorrentes foram avaliados pelo corpo de jurados composto por Cleber Papa, Carlos ABC e Luiz Bongiovanni, trio de notório reconhecimento em direção e produção teatral. Os jurados da edição 2024 ainda não foram anunciados, porém a organização assegura que virão grandes nomes da dramaturgia para avaliarem as interpretações.

Segundo Cleber Papa, jurado da última edição, “foi uma noite memorável para todos os envolvidos, em especial ao público, que se emocionou com a entrega dos artistas no palco”. O diretor, cenógrafo, dramaturgo e produtor de espetáculos no Brasil e no exterior teceu elogios à organização do evento e ao talento dos selecionados, o que tornou a competição muito acirrada.

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 19 de maio, domingo, com divulgação dos selecionados ao vivo durante o programa Culturando.com do dia 23 de maio, às 20 horas.

Os interessados em participar podem acessar o regulamento completo e a ficha de inscrição no site do Projeto Culturando: www.projetoculturando.com.br.

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

CONCURSO DE INTERPRETAÇÃO – REGULAMENTO 2024

CONCURSO DE INTERPRETAÇÃO – FORMULARIO DE INSCRIÇÃO 2024

CONCURSO DE INTERPRETAÇÃO – LISTA DE SELECIONADOS 2024

4 de abril de 2024

2º Concurso Nacional de Poemas recebe 986 inscrições

No último domingo, 31 de março, o Projeto Culturando encerrou o período de inscrições para o 2º Concurso Nacional de Poemas, que contempla a programação do Festival Culturando de Literatura – “Vila das Artes” 2024, com um resultado expressivo: ao fim do prazo de 45 dias, foram contabilizadas 986 inscrições vindas de todos os 26 estados do país e Distrito Federal, um número 80% superior ao atingido na 1ª edição do concurso em 2021.

Segundo Pablo Civitella, diretor executivo do Culturando e produtor do evento, a expectativa inicial era alcançar no mínimo 30% a mais de inscrições em relação ao festival anterior, estatística que acabou superada com folga. As regiões com maior número de inscrições foram o Sudeste (61,76%), seguida pelo Nordeste (17,55%) e o Sul (12,58%). O estado com maior número de inscritos foi São Paulo, com mais de 40% do total de inscritos, o esperado devido aos anos de atuação do Culturando no estado e também pelo Prêmio Araritaguaba, específico para autores da região em que a instituição atua.

Sobre alcançar números tão relevantes a nível nacional, Civitella atribui o resultado ao reconhecimento do trabalho sólido que a instituição vem construindo há 16 anos: “o Culturando nasceu pequeno, focado em valorizar a arte e o artista do interior de São Paulo, e nunca deixamos que as dificuldades nos parassem ao longo dos anos de atividade. Tudo isso serviu para nos fortalecer e solidificar o nome do Culturando na região, e agora também Brasil afora. É gratificante pensar nos números que alcançamos com uma equipe tão enxuta, mas altamente capacitada e dedicada, e esperamos que possa servir de inspiração a instituições e fazedores de cultura das cidades pequenas, como nós”. A equipe também leva em consideração o sucesso da 1ª edição, realizada em 2021 na cidade de Jumirim, que foi a primeira experiência do Culturando em um projeto envolvendo artistas de todo o Brasil, com feedback positivo do público e dos participantes. “Nossa meta é tornar a experiência em Porto Feliz, no mês de junho, tão inesquecível quanto foi em Jumirim no ano de 2021”, promete Pablo.

A lista dos inscritos será disponibilizada dia 04/04 às 20h no programa Culturando.Com

CLIQUE AQUI

SOBRE O CONCURSO – Aberto a autores de qualquer localidade do Brasil, o concurso premiará 10 poemas finalistas, sendo R$ 2,5 mil para o vencedor. Além da categoria nacional, haverá também o “Prêmio Araritaguaba”, uma premiação específica a autores das 5 cidades de atuação do Culturando no interior de São Paulo, a fim de incentivar e valorizar a produção literária local. A cerimônia de premiação acontecerá em Porto Feliz no dia 29 de junho de 2024, durante a programação do “Vila das Artes”, e a presença é obrigatória para recebimento do prêmio. Para tanto, todos os finalistas receberão hospedagem, alimentação e um bônus em dinheiro para custeio da viagem, além da própria premiação.

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

 

11 de março de 2024

Concurso ESTUDANTIL de Poemas 2024

CULTURANDO REALIZA CONCURSO ESTUDANTIL DE POEMAS

Serão distribuídos 4 mil reais em prêmios.

Estão abertas as inscrições para a o Concurso Estudantil de Poemas que integra a programação do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024”. O Concurso Estudantil de Poemas é aberto a estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas ou particulares das cidades de atuação do Culturando (Tietê, Jumirim, Cerquilho, Laranjal Paulista e Porto Feliz). O tema do poema é livre.

Embora seja a segunda edição do Festival, é a primeira vez que o Culturando inclui a categoria estudantil na grade de concursos. Assim como no concurso nacional, haverá premiação em dinheiro do 1º ao 10º colocado, sendo R$ 800,00 para o poema vencedor. Segundo Pablo Civitella, diretor executivo da instituição, o objetivo é incentivar os jovens a explorar a criação literária, além de descobrir e valorizar novos talentos na região.

Os alunos interessados poderão buscar a secretaria da sua escola para realizar a inscrição, ou fazê-la diretamente através do site do Projeto Culturando: www.projetoculturando.com.br. As inscrições ficarão abertas até o dia 29 de abril.

Os poemas finalistas serão anunciados pelo Culturando no mês de junho e, para recebimento do prêmio, será obrigatória a presença do autor do poema e/ou seus responsáveis na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 29 de junho em Porto Feliz – SP, na programação do “Vila das Artes”.

O “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes 2024” é uma realização do Projeto Culturando e Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc ICMS e conta com patrocínio das empresas Longa, Selene, Coocerqui, Celsil Automotive e apoio da Goiabinha Fiori.

 

CONCURSO ESTUDANTIL DE POEMAS 2024 – REGULAMENTO

CONCURSO ESTUDANTIL DE POEMAS 2024 – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

CONCURSO ESTUDANTIL DE POEMAS 2024 – LISTA DE INSCRITOS

6 de março de 2024

Biblioteca promove dia internacional da Mulher

BIBLIOTECA CULTURANDO REALIZA HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

Evento acontecerá no sábado, 09 de março

 

No mês em que comemora um ano desde a inauguração, a “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” inicia a temporada de eventos de 2024 com homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Com entrada gratuita, a manhã de sábado, 09 de março, contará com uma série de atividades que valorizam a presença feminina na arte, no evento intitulado “A mulher como protagonista na Literatura”. A programação terá início às 8h30 com Surya Casares e a poetisa Cristiane Grando na prática de “Yoga com Poesia”, seguida por uma pausa para o café do sítio e interação com as escritoras presentes. Às 10h, a porto-felicense Natália Moreno, autora do romance “O corpo ideal é o meu”, discorrerá sobre autoestima e amor-próprio em “A tarefa de se amar: cultivando o relacionamento mais importante”. Na sequência, será realizado o lançamento do livro “O tom perfeito”, da escritora cerquilhense Beatriz Scudeler. A manhã será finalizada com a apresentação musical de Dani Fonseca, em uma performance de voz e violão intitulada “Mulheres que cantam mulheres”, antes do tempo livre para o público explorar o espaço, o acervo e realizar empréstimo de livros. Durante todo o evento, também haverá comida vegana da Vegan Vibes, com Flavio Almeida, e produtos da Saboaria Golden Impact, como sabonetes glicerinados, água para lençóis e perfumes artesanais além da Floriê (cosméticos naturais e veganos).

O evento acontecerá sábado, 09 de março, das 8h30 às 13h, e marca o reinício das atividades mensais da “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes”, localizada na Rua Célio Roberto Faulim, 852, em Jumirim – SP. A programação de 2024 prevê uma nova série de oficinas, palestras, lançamentos, convidados e a segunda edição de atividades características do espaço, como o “Sarau Junino” e o “Cine Chocolate Quente”. A divulgação acontecerá no site e nas redes sociais da Biblioteca e do Projeto Culturando.

Scroll to top