O mês das crianças chegou e, com ele, uma programação muito especial e divertida que a “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” preparou para os pequeninos, além de uma homenagem a uma das escritoras mais queridas pelos jovens (e nem tão jovens) leitores: Cristina Porto, a autora dos livros da Serafina.
Na manhã de 14/10 (sábado) a partir das 9h, todo o espaço da biblioteca estará estruturado para as crianças se divertirem enquanto exploram e desenvolvem habilidades ligadas às artes. Nas estações artísticas, elas vão literalmente colocar a mão na massa com atividades como pintura, massinha, slime, confecção de marionetes e outras vivências lúdicas e manuais coordenadas por monitores, que, além de acompanhar as atividades nas estações, irão aproveitar o espaço aberto para as brincadeiras que a criançada mais gosta. O evento também será abrilhantado com contação de histórias e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
Além dessas atividades, o ponto alto da programação contará com uma participação muito especial: a escritora tieteense Cristina Porto. Formado em Letras pela Universidade de São Paulo, Cristina sempre esteve ligada às crianças desde o começo de sua carreira profissional, em 1971. Começou como professora de alfabetização em uma escola municipal da periferia de São Paulo, onde trabalhou por 7 anos. Em seguida, integrou o departamento de publicações infanto-juvenis da Editora Abril, como colaboradora e editora das revistas Recreio, Alegria e Corujoca. Até que, em 1980, estreou como escritora com o livro “Se, Será, Serafina?”, editado pela Ática, e desde então passou a dedicar-se exclusivamente à Literatura.
Em 2023, Cristina Porto completa 43 anos de carreira literária com mais de 50 livros publicados, incluindo os premiados “Serafina e a Criança que Trabalha” (Ed. Ática), que recebeu o prêmio de melhor livro infantil informativo conferido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1996), e “O Diário Escondido de Serafina” (Ed. Ática), premiado como melhor livro infantil pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1997. Mais recentemente, teve dois de seus livros escolhidos para fazerem parte do acervo da ONU: Caminhos do São Francisco (Ed. FTD) e Caderno alado (Edições Barbatana). O evento contará com uma merecida homenagem à escritora, que fará um bate-papo com os leitores e sorteará exemplares autografados dos livros da Serafina. O bate papo poderá ser acompanhado ao vivo também pelo canal do Projeto Culturando no Youtube.
Pais e mães, já anotem na agenda: tudo isso será dia 14/10/23 (sábado), das 9h às 13h, na Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes (Rua Célio Roberto Faulim, 852 – Bairro Água de Pedra – Jumirim / SP). A entrada é gratuita.
A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc Edital, SHoltz, Civitella Produções e Projeto Culturando.
Comentários