24 de janeiro de 2023

Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes

VEM AÍ A BIBLIOTECA CULTURANDO

No ano em que completa 15 anos de atividades, o Projeto Culturando presenteia a região com mais um grande feito na Cultura: a instalação de uma Biblioteca na cidade de Jumirim – SP, resultado de um edital do ProAC que o Culturando venceu em 2022.

A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” será implantada na sede do Culturando em Jumirim (Bairro Água de Pedra) com inauguração prevista para março, mês em que a entidade sem fins lucrativos completa 15 anos de atividades.

A biblioteca contará com um diferenciado acervo que reunirá obras clássicas e contemporânea de escritores do interior de São Paulo. Além disso, a estrutura do local será utilizada para encontros, leituras, lançamentos de obras, fomento à literatura e eventos culturais contemplando artistas e escritores do interior. A maior parte das atividades acontecerá no espaço aberto em frente à biblioteca, protagonizado por um imponente flamboyant – o qual inspirou o título dado ao espaço.

“A ideia é trabalhar o conceito de ‘biblioteca viva’”, afirma Pablo Civitella, diretor executivo do Culturando. “Mais do que um espaço para exposição e acesso a obras literárias, o intuito do projeto é promover atividades regulares que incentivem a leitura e o consumo de arte como um todo, e que os autores e os artistas da nossa região sejam reconhecidos e valorizados como tem sido o nosso trabalho desde 2008”. Em breve será aberto um chamado para escritores se cadastrarem a fim de mapear os artistas e suas respectivas obras para compor o acervo da biblioteca, bem como selecionar atividades que poderão integrar a programação do espaço.

A “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, ProAc Edital e Projeto Culturando.

 

O QUE VEM POR AÍ?

Em 2021, a associação executou o “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes”. Em 2022, publicou seu primeiro livro: a antologia “Contos do Nosso Interior”, organizado pela escritora Samanta Holtz. Para 2023 estão previstos o Festival Culturando Rock Music e a 2ª edição do Festival Culturando de Literatura pelo ProAC ICMS.

23 comments on “Biblioteca Culturando – Flamboyant das Artes

  1. Cristina Porto disse:

    Acho louvável iniciativas como essa, levando projetos culturais para o interior do estado.
    Como escritora de livros infantis desde 1980 — Se, será, Serafina? — foi meu livro de estreia, gostaria muito de participar desses projetos.
    Parabéns a todos os que estão envolvidos nessa empreitada.

    1. Saudações literárias!
      Gostaria muito de participar dos projetos, com a futura biblioteca Culturando.
      Grata

  2. Carmem Lúcia da Silva disse:

    O interior precisava desta iniciativa e conhecer Samanta Holtz é um divisor de águas intelectuais no Rio de nossas produções.
    Sucesso ao Projeto Culturando que terá um nicho e um ninho nos nossos corações de Escritores.

    1. Christian Pereira de Camargo disse:

      Parabéns pela iniciativa e valorizar a todos os escritores do interior paulista. Tenho certeza que este acervo irá ser de bom uso aos estudantes e para quem pesquisa história regional.

  3. Mariângela Biscáro Ricomini disse:

    Olá, boa tarde a todos!
    Que iniciativa produtiva e inspiradora!
    Como Professora e Escritora que sou, adoraria saber que crianças e pessoas de todas as idades poderão prestigiar minha Obra Prima Literária Infantil/ Infantojuvenil: ” TITI, UM CÃOZINHO SEM IGUAL “- MARI RICOMINI , que será lida, comentada, compartilhada, aí no interior de São Paulo!!! Nasci em Rafard, pequena cidade do Interior de São Paulo e moro atualmente na Baixada Santista, em Praia Grande, São Paulo! Trabalhei durante 2 anos e meio em uma Biblioteca/ Sala de Leitura na Z.N de S.P, onde realizava Contação de Histórias, empréstimos de Obras Literárias e demais serviços como Bibliotecária!!! Parabéns pelo belo Projeto!
    Ah! Abraços Literários a todos!

    1. Roberto Domingues disse:

      Enquanto abrir e manter Bibliotecas e garantir o acesso democrático ao mundo das artes, da cultura e da literatura temos a firme esperança de um país melhor para o nosso povo.

  4. Parabéns pelas ações e iniciativas que focam a literatura. Fico feliz ao ver que teremos mais um espaço que facilitará o acesso a livros e atividades culturais.
    Aqui em Santo André temos a felicidade de contar com muitas bibliotecas e apoio da Secretaria de Cultura para eventos culturais.
    No ano passado, graças aos incentivos da Lei Aldir Blanc e trabalho da Secretaria, minha esposa Norma e eu lançamos um romance (Encontros e Reencontros – saga de um amor perdido). Teremos muito prazer e orgulho se aceitarem exemplares para a nova Biblioteca.
    Abraço a todos e bom trabalho.

  5. Incrível.8deia de reunir e comentar os artistas do interior!!
    Terei imensa alegria em participar do projeto com o meu livro infantil ” Aventuras de Platenildo Descobrindo os Segredos do Teatro”
    Resumo: Com a grande oportunidade de jovens e crianças irem cada vez mais ao teatro, surgiu a ideia de contar a história de Platenildo, um garoto que descobre o universo do teatro e nele se aventura no tempo e e no espaço , em viagens imaginárias que faz com as peças a que assiste.

    1. Izilda Maria Henrique disse:

      Linda iniciativa, espaços como esse que fazem as pessoas tomar gosto pela leitura. E nós que amamos escrever muitas vezes não encontramos esse tipo de apoio.

    2. Celina Rodrigues de Moraes disse:

      Que maravilha ! O interior merece projetos como esse e a valorização das artes literárias ,com muita cultura e entretenimento! Que feliz eu fiquei por tudo isso . Que tenha muita prosperidade e muito sucesso essa realização tão importante para Jumirim e toda a região! Antecipo meus parabéns a todos os responsáveis ,cooperadores e participantes! 🙏❤🌹👏👏👏👏👏👏

    3. Tenho interesse de participar.
      Ótima oportunidade para obter visibilidade.
      Quem não é visto não é lembrado

    1. João Alfredo de Oliveira disse:

      Parabéns pela ótica apurada e brilhante iniciativa, sou de São José do Rio Preto SP e já tive a honra de participar de vários certames, onde pude perceber que o interior possui verdadeiras joias prontas para serem lapidadas.
      Para mim será uma honra se aceitarem para compor vosso acervo bibliotecário, minha coletânea de contos ” O MERCADOR DE ILUSÕES ” lançado em 2022 pela editora All Print

    2. Celina Rodrigues de Moraes disse:

      Olá! Boa noite! Sou da cidade de Conchas, interior de São Paulo e fiquei muito feliz em saber que maravilha que é o projeto Cultura ndo e por toda a sua competência e importância junto à cultura interiorana, valorizando e ajudando os escritores (as) e artistas ! Que alegria saber da inauguração da biblioteca ” Flamboyant das Artes ” que ,com certeza, vai ser um sucesso. Tenho um livro de poesias que eu escrevi e muita gente está gostando. Espero poder participar e levar meu livro, alguns exemplares , para o acervo . Também tenho um conto publicado numa antologia da Lura Editorial e espero poder levar para o acervo também. Amo muito escrever e ler ! Parabéns à todos vocês e muita prosperidade em seus objetivos !

  6. José Anchieta de Siqueira disse:

    Muito bom para divulgar autores e obras do interior do Brasil. Precisamos de mais eventos como esse em nosso país.

  7. José Anchieta de Siqueira disse:

    Sou escritor. Como fasso para participar?
    Atc. José Anchieta de Siqueira.

  8. Aline disse:

    Escrevi um lindo livro.

    1. Saudações literárias!
      Gostaria muito de participar dos projetos, com a futura biblioteca Culturando.
      Grata

  9. Sou do interior de São Paulo. E será uma honra poder contribuir com este acervo. Sou escritora, Sou autora do livro “Esperança.”
    Que este projeto seja um incentivo cultural e esperança para todos os novos escritores. Que este lindo exemplo seja o âmbito de uma nova modalidade cultural brasileira. Parabéns, e obrigada pela oportunidade.

  10. Parabéns pela iniciativa. Ficaria honrada se pelo menos um dos meus livros fizessem parte do acervo dessa biblioteca. Escrevi uma duologia, são romances históricos que exploram a imigração italiana no interior do estado de São Paulo. O primeiro é Nas Terras de Belém e, sua sequência é A Segunda Geração.

  11. Marcelo Brambilla disse:

    Boa noite! Parabéns pela iniciativa. Escrevi a trilogia, O Segredo de Spalla. Gostaria muito de fazer parte desse belo projeto.

    1. Roberto das Flores disse:

      Sou escritor Roberto dás Flores de Sorocaba seis livros publicados gostaria muito de participar. O interior merece projeto dessa natureza

  12. Patrícia Mara santos Pereira Leite Barbosa disse:

    Saudações,

    Gostaria muito de fazer parte do projeto! Sou autora da obra ‘Estrada”, livro de poesia. Grande prazer em participar.

Deixe um comentário

Scroll to top