Biblioteca Culturando retoma atividades e celebra 2 anos de história e muita arte
A Biblioteca Culturando “Flamboyant das Artes”, um espaço multicultural que nasceu com o propósito de levar arte e cultura para o interior de São Paulo, está retomando suas atividades com uma programação especial para celebrar seus 2 anos de história. No dia 22 de março de 2025, o projeto inicia sua nova temporada com uma agenda repleta de atrações para todas as idades, consolidando-se como um importante polo cultural na região.
Desde sua criação, a Biblioteca Culturando já recebeu nomes renomados da cena artística e literária brasileira, como o dramaturgo e escritor Walcyr Carrasco, o romancista Ignácio de Loyola Brandão e o antropólogo, escritor e professor Luís Marins. Agora, o espaço prepara-se para mais um capítulo de sua trajetória, oferecendo ao público uma experiência cultural diversificada e acessível.
Programação
No dia 22 de março, a partir das 8h, a Biblioteca Culturando abre suas portas com uma série de atividades gratuitas. Confira os destaques:
- Apresentação dos alunos de canto e violino do espaço Viva Música (Laranjal Paulista) e da escola Camargo Guarnieri (Tietê).
- Aula aberta de desenho a carvão com o professor Juliano Romeu, utilizando a estrutura e materiais do ateliê J Romeu (Porto Feliz).
- Oficina de slime e pintura para as crianças.
- Trecho do espetáculo teatral “Seu Bonanza”, com o ator Rodrigo Costa.
- Lançamento do livro “Águas do Nilo”, com sessão de autógrafos da autora Aniete Abreu.
- Presença do Clube do Livro de Salto, promovendo a troca de experiências literárias.
Além das atividades culturais, o evento contará com o “Café do Sítio”, que oferecerá doces, bebidas e o famoso pastel BoomerHungry, frito na hora. As 30 primeiras pessoas a chegarem ganharão um pastel cortesia.
Biblioteca Culturando
A Biblioteca Culturando “Flamboyant das Artes” é um projeto pioneiro no Estado, sendo a única biblioteca a reunir em seu acervo obras exclusivamente de autores nascidos no interior de São Paulo. Um trabalho de suma importância para o reconhecimento e valorização da cultura do interior. O espaço adota o modelo de “Biblioteca Viva” e, portanto, vai além da consulta e empréstimo de obras, ele nasce com o propósito de ser um espaço aberto, multicultural, dinâmico, e transversal, levando arte, literatura e educação para o interior paulista. Com uma programação que mescla música, teatro, artes visuais e literatura, o projeto tem se destacado como um ponto de encontro para artistas, educadores e amantes da cultura. A nova temporada marca não apenas a retomada das atividades, mas também a consolidação do projeto como um referencial cultural na região.
A iniciativa é uma realização do Projeto Culturando e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAc ICMS, com patrocínio das empresas Selene, Longa e Coocerqui, apoio da Goiabinha Fiori e produção da CTMAIS – Produções.
Biblioteca Culturando
Data: 22 de março de 2025
Horário: Das 8h às 13h (atividades a partir das 9h)
Local: Rua Célio Roberto Faulim, 852 – Jumirim/SP
Entrada gratuita