1 de setembro de 2021

Festival Culturando recebe mais de 550 inscrições

Festivel Culturando recebe mais de 550 inscrições
As inscrições para o Concurso Nacional de Poemas, que integra a programação do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes”, foram encerradas no mês de agosto com um saldo significativo: ao todo, foram validadas 552 inscrições vindas de todos os 26 estados do Brasil e Distrito Federal, com destaque para a região sudeste, com 338 inscritos. Na região, o destaque foi a cidade de Cerquilho, com 17 inscritos.
É um resultado muito positivo para o Culturando, que realiza pela primeira vez um Festival dessa linguagem na região, e retrata também as demandas do cenário literário brasileiro, composto por artistas que anseiam por oportunidades de exercer e expressar sua arte. É surpreendente perceber que autores de todas as regiões do país se motivaram a participar de um concurso realizado no interior do estado de São Paulo, o que nos leva à inevitável reflexão sobre a importância de se criar cada vez mais oportunidades a esses artistas e, como dita a missão do Projeto Culturando: “Promover o desenvolvimento da cultura local através de ações multiculturais de excelência que valorizem o artista e a sua arte”.
Pablo Civitella, diretor-presidente da Associação, expressa o sentimento dos organizadores: “é uma satisfação saber que um projeto tão desejado, e enfim realizado, aqui no interior de São Paulo incentivou tanta gente a exercer sua arte”. Ele ressalta também a emoção sentida com a reação dos participantes: “Na live que promovemos para apresentar a lista oficial de inscritos, tinha gente de todas as regiões nos comentários, torcendo, vibrando. Teve uma participante de Roraima que nos emocionou, porque contou que estava chorando só por ver o nome na lista. É lindo ver esse alcance, saber que impactamos de alguma forma artistas do país inteiro”.
O Culturando segue, agora, na reta final do planejamento do “Festival Culturando de Literatura – Vila das Artes”, evento que acontecerá na cidade de Jumirim (SP) no dia 23 de outubro e contará com uma rica programação multicultural, além da premiação dos vencedores do Concurso Nacional de Poemas e do Prêmio Manoel Novaes, exclusivo para autores das 5 cidades de atuação do Culturando: Laranjal Paulista, Jumirim, Tietê, Cerquilho e Porto Feliz. Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 30 mil reais em prêmios. O evento contará também com o Concurso de Interpretação, em que concorrerão os atores e atrizes selecionados na etapa de seleção. As inscrições estão abertas até 26 de setembro para todo o país, e o regulamento pode ser acessado no site: www.projetoculturando.com.br.
Em breve, será divulgada ao público a programação completa do Festival.
* A edição de 2021 do Festival Culturando de Literatura conta com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), uma realização do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Projeto Culturando, com apoio Cultural da Poiesis – Gestão Cultural (Oficinas Culturais) e ACAP.

Deixe um comentário

Scroll to top